terça-feira, 10 de março de 2009

SERRA DO ESTRONDO






















Geologicamente conhecida como Serra das Cordilheiras, essa elevação de formato exuberante recebe, nas proximidades de Paraíso do Tocantins, o nome de Serra de São Pedro e, mais popularmente, de Serra do Estrondo, devido à grande incidência de raios e trovões que ocorrem no período chuvoso. Porém foi graças a ela que Paraíso recebeu esse pomposo nome, quando no final da década de cinqüenta, por ocasião da construção da então BR-14 (hoje BR-153 ou Belém – Brasília), o chefe de equipe Adjúlio Baltazar, acampando no vale do seu contraforte, visualizando uma vegetação arbustiva belíssima, deixou sair de sua boca a expressão: “Isso aqui é o Paraíso...”.
Outrora o seu vão servia de passagem para tropas advindas da região do “Canela”, onde hoje se situa Palmas, a capital do Estado do Tocantins, municiadas de víveres para abastecerem os garimpos de cristal de Pium - TO, Cristalândia – TO e Monte Santo- TO e chamavam o local de Pé da Serra. No ano de 1960, Firmino Mendes subiu até o seu topo para fincar uma Cruz e onde até os dias de hoje se realiza a encenação do Calvário de Cristo na Semana Santa, o que se tornou uma referência turística para o município.
Hoje em dia a maior luta é em manter a preservação desse importante relevo, devido às grandes queimadas no período seco e a exploração imobiliária desordenada que acontece a cada dia.

4 comentários:

  1. Sol Construções e Comércio Ltda26 de setembro de 2009 às 23:24

    Construímos o Centro de Vivência Ecológica da Serra do Estrondo entre os meses de março e julho de 2002, conferindo ao projeto, que originalmente previa pé direito de 2,70m e 215m², suas presentes dimensões, isto sem correção no valor do contrato. À época, elaboramos projeto de extensão da escadaria do Centro até o cruzeiro, com previsão de construção de banheiros dotados de fossas aneróbias, visando disciplinar a subida de romeiros e a consequente preservação da biota. Infelizmente, embora nosso presidente declare aos quatro ventos que o governo tem dinheiro para investir, mas o que faltam são bons projetos, não interessa aos parlamentares e aos governantes projetos cujos dividendos sejam parcos, quer políticos, quer econômicos, razão pela qual, embora apresentado o projeto aos ministérios competentes, os recursos não foram liberados.

    ResponderExcluir
  2. Existe em Paraíso algum clube de voo livre, com decolagens desta maravilhosa serra?

    ResponderExcluir
  3. Caro Fernando.
    Infelismente ainda não temos um clube de voo livre em Paraíso, apesar de termos uma ótima condição para criá-lo.

    ResponderExcluir
  4. moro em sorriso mt,sonho conhecer esse lugar...

    ResponderExcluir